Água: Vamos economizar?!

Oi roliços e roliças! Hoje o assunto é sério, é pra pensar e se conscientizar, vamos economizar água?!

 

A água é uma das coisas mais importantes que um ser vivo precisa para viver. Vocês sabiam que nosso corpo pode aguentar até cerca de 30 dias sem a ingestão de alimentos, apenas ingerindo água, mas que sem ingerir água não aguentamos muito mais do que 5 dias? Então pessoal, ta na hora de usar conscientemente a água, já chegamos ao limite, onde não podemos mais tolerar que o desperdício aconteça!

Por esse motivo, eu fui atrás de algumas dicas de como podemos economizar água de forma fácil, sem afetar muito nosso dia a dia.

 

Primeira dica: Na hora do banho!

Nada de banho de 15 minutos! O ideal são banhos de 5 minutos, apenas. Além disso, sei que muita gente não gosta, mas o ideal é se ensaboar com o chuveiro desligado! Principalmente para quem costuma lavar os cabelos no banho. Eu não sei vocês, mas eu tenho vários passos na hora de lavar o cabelo (Shampoo, condiconador, creme de reparação, etc e etc) e se cada vez que vamos aplicar um dos produtos, desligarmos o chuveiro, o consumo médio de um banho com ducha que é 180 litros cai para 48 litros! E pra complementar, se você tiver a possibilidade, troque seu chuveiro por um chuveiro elétrico. De acordo com a Sabesp, um chuveiro do tipo ducha gasta num banho de 5 minutos cerca de 45 litros d'agua. Já com um chuveiro elétrico, essa quantidade cai para 15 litros.

 

água-01

 

Segunda dica: Escovando os dentes!

Gente, essa é uma dica que eu acho até desnecessária de tão óbvia que é pra mim. Eu fui educada pelos meus pais a já fazer isso e não consigo imaginar como alguém faz o contrário e porque fazer diferente disso. A dica é, desligue a torneira enquanto escova os dentes! Qual a necessidade daquela água correndo enquanto você está escovando os dentes, apenas jogar fora? Se você ainda tinha a feia mania de escovar os dentes vendo a água indo embora pelo ralo, ta na hora de parar né?! Se você levar 5 minutos pra escovar os dentes com a torneira ligada, a média de gasto é de 12 litros, já com a torneira desligada e usando um copinho para o enxague, você consegue gastar até 0,5 litros de água! 

 

Terceira dica: A descarga!

Todos podemos imaginar que dar descarga é um montante de água que vai embora em poucos segundos né?! Então, a dica é usar apenas para o que realmente deve ser usado. Não jogue papéis ou outras sujeiras dentro do vaso, isso fará com que a descarga precise ser pressionada por muito mais tempo. O tempo de acionamento para a descarga com outros tipos de sujeiras pode chegar a gastar até 30 litros de água, já utilizando corretamente essa quantidade cai pra 14 litros.

 

Quarta dica: Na cozinha! 

Se você é como eu e gosta de cozinhar (e comer também!) sabe que precisamos muito da água na cozinha. Mas as dicas fundamentais para economizar na cozinha são:

  • Ensaboe todas as louças com a torneira ligada e só ligue na hora de enxaguar. O gasto cai de 177 litros para 22 litros.
  • Lave os legumes, frutas e verduras em um recepiente com água e cloro (uma colher de sopa de cloro para 1 litro de água, é mais economico e saudável) e depois na água e vinagre (2 colher de sopa para um litro de água), ao invés de lavar em água corrente. O gasto cai de 20 litros por minuto para 3 litros apenas!
  • E nunca, jamais, em hipotese nenhuma jogue lixo no ralo da pia! Isso pode causar vários problemas em seu encanamento, o que pode resultar em um vazamento e mais disperdicio de água. 

 

água-como-lavar-vegetais

 

Quinta dica: Lavando as roupas!

Mesmo se você lava suas roupas em máquina de lavar, existem formas de economizar. Deixe acumular o máximo de roupas possível. Usando a máquina com a sua capacidade total você economiza na água do enxague. Se você lava no tanque, a dica também vale. Além disso, lave com a torneira fechada.

 

Sexta dica: Limpeza de quintal e áreas externas.

Para limpar calçadas, garagem e quintais prefira sempre a vassoura. Tire o excesso de sujeira com a vassora e uma pá. Caso seja mesmo necessário a lavagem, prefira utilizar mangueiras com esguincho-revólver. Além disso, use água de reuso.

água-4880_varrer_racionamento

 

Sétima dica: Lavando o carro!

Evite lavar com mangueira ligada e não mais que uma vez ao mês. Utilize um balde com água, de 10 litros, já é o suficiente para a lavagem de um carro popular. Ou, se preferir, leve seu carro em locais onde a lavagem seja feita a seco. Eu mesma já levei o meu carro, e recomendo! A lavagem é feita com um produto especial, não gasta quase nada de água e seu carro sai brilhando, é muito bom!

água-balde

 

Oitava dica: Cuide das plantinhas e jardins!

Não vá deixar suas plantinhas ou jardins morrerem só pra economizar heim!? Uma boa dica pra regar as plantas é fazer com regador, assim você usa apenas o necessário. E para o bem das suas plantinhas, regue de manhã ou no final da tarde, quando o sol ainda não está muito forte, assim a terra absorve melhor a água. Você também pode usar uma mangueira com esguincho-revólver ou água de reuso da chuva!

 

Nona dica: Reuse a água sempre que possível!

Em várias dicas eu falei sobre usar a água de reuso. Uma dica bem legal é usar a água da maquina de lavar, aquela que sai depois da centrifugação, para lavar as áreas externas. E se a sua casa possui calhas, coloque baldes para armazenas a água dos dias de chuva. Costumo fazer isso muito na minha casa, e com essa água da pra fazer muito mais coisas, como lavar banheiro, lavar roupa em pequena quantidade, molhar plantas, lavar o carro. Enfim, a dica é reuse sempre que possível!

 

Décima e última dica: Faça sua parte!

Você leu até aqui as dicas e pensou "Do que adianta eu fazer, se eu sou apenas um e existem tantos milhões disperdiçando"?! Então essa última dica é pra você! Nada, independente do que seja, nada muda se não começar a ser mudado. Hoje pode parecer que ser "apenas" você nada vai mudar, mas se cada um fizer a sua parte seremos milhões fazendo. A falta de água já é uma realidade, tudo isso poderia ter sido feito para previnir a falta d'agua, e hoje é apenas para remediar! Se cada um não mudar, mesmo que uma mudança tão pequena que é fechar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, as coisas são tendem a piorar a cada dia, até chegar a um ponto em que não vai ser possível remediar. Não pense nessas mudanças como temporárias, que serão apenas enquanto não estamos com água como tinhámos antes, pense nisso como mudança de hábito. Faça a sua parte pra tentar salvar o nosso planeta de um problema tão sério quanto a falta d'agua. Eu estou fazendo a minha!

 

Espero que tenham gostado das dicas, e se quiserem mais algumas, lá no site da Sabesp tem mais algumas além das que eu disse aqui, é só conferir.

 

Conto com vocês, pra sermos mais algumas várias pessoas fazendo a nossa parte! Economizar água já não é mais uma opção, agora é necessidade!

 

Beijinhos!

4 comentários sobre “Água: Vamos economizar?!

  1. Leonardo Chaves

    É irônico, é meio trágico tb. Mas eu percebo que muita gente já vem dando esses toques há muito tempo. A maioria das pessoas consome como se não houvesse amanhã. E tá aí. O amanhã virou hoje. As secas terríveis não só pelo Sudeste, mas por várias regiões do Brasil, em outras épocas, tempestades que batem recordes em intensidade. Tudo isso somado ao fato de nossos governos, sejam eles de que esfera forem ou não conseguem ou não tem interesse em amenizar os problemas… vai-se empurrando com a barriga, dando-se um jeitinho, levando a vida, sem uma disciplina em relação ao consumo dos bens naturais que podem se esgotar ou então tornar-se impróprios para o consumo.
    Em julho nasce o meu sobrinho, é o primeiro. E eu fico pensando em quando ele tiver a minha idade. Espero que medidas como essas tenham sido realmente tomadas pelo conjunto da população. Senão já era.
    Muito bom post. É preciso mesmo difundir esse tipo de conhecimento.
    Abraço!
    http://www.oreversodomundo.com/blog

    1. Dona Roliça Autor da Postagem

      Obrigada Leonardo! E concordo com tudo que disse! Eu tenho ficado muito preocupada com essa questão de todos sabermos que já chegou a realidade de não termos água e eu já tinha percebido isso aos meus 10, 11 anos. Então, só dentro desse tempo que eu tinha me dado conta, já se foram 13 anos que ninguém fez nada! Talvez, se pelo menos nós, fizermos um pouquinho cada um podemos mudar o futuro dos nossos filhos, ou do seu sobrinho como deu de exemplo. É realmente triste que ninguém dê o devido valor né?

      Beijos!

    1. Dona Roliça Autor da Postagem

      É verdade Marina!! Me esqueci dessa dica!! Eu não sei quanto gasta de água para um banho de um animal, mas deve gastar o mesmo que um banho! Obrigada por nos lembrar dessa também!

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *