IMC: o que é esse cálculo na real?

IMC, se basear ou não? Eis a questão.

 

Olá roliças e roliços! Hoje é dia de saúde aqui no blog e o assunto hoje é o cálculo do IMC. Ele é muito utilizado, muito falado e trás muito sofrimento pra todos nós, mas o que ele realmente representa?

O IMC é o índice de massa corporal, ele se baseia na sua altura e peso pra determinar se o seu nível de gordura no corpo está correto para a sua altura. Pra calcular-mos ele fazemos uma conta bem simples, composta pelo seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. Seguindo isso, um exemplo seria, uma pessoa que pesa 90kg e mede 1,70, (90/(1,70 x 1,70)), teria um IMC de 31,15.

Formula-do-IMC

Isso nos leva a tabela dos resultados:

< 18,5 – Abaixo do peso
18,5-24,9 – Normal
25,0-29,9 – Excesso de peso
30,0-34,9 – Obesidade Leve (Grau I)
35,0-39,9 – Obesidade Severa (Grau II)
> 40,0 – Obesidade Mórbida (Grau III)

Então, no nosso exemplo, a pessoa estaria com obesidade grau I. Mas será mesmo que ela é obesa?

Quantas pessoas conhecemos que malham constantemente, que acabam tendo um peso mais elevado por conta de músculos? Pegando um outro exemplo, sobre isso, Arnold Schwarzenegger, que foi um grande fisioculturista, tinha em competições o peso de 106kg, com uma altura de 1,88 (Vi no Iron Pump Club). Isso faria dele uma pessoa com excesso de peso, e se esse cálculo serve pra mostrar a gordura do corpo, sabemos que pra ele isso não era verdade.

O que eu quero mostrar com tudo isso é que é extremamente importante que nós sempre consultemos um médico especialista, pra saber exatamente qual é a nossa realidade. Cada pessoa tem um organismo diferente, que funciona de forma diferente. Então roliças, nada de calcular seu IMC e ir atrás de dietas malucas porque o resultado foi obesidade. Seu IMC pode te dizer apenas se está na hora de você questionar a sua saúde ou não. 

Tendo o IMC acima ou abaixo do normal, os médicos dizem que as chances de ter problemas de saúde aumenta bastante, mas, como vimos, cada caso é um caso. O padrão de beleza hoje apresenta uma extrema magreza como sendo o corpo ideal, então você pode se considerar gordinha e calcular seu IMC e ver o resultado como normal. Os problemas de saúde podem ocorrer para pessoas com peso normal, assim como pra quem estiver no nível de magreza ou de obesidade, portanto, consulte sempre um especialista e verifique sua saúde. Como sempre disse por aqui, números são apenas números, não entre em loucuras para emagrecer ou engordar porque seu resultado não foi o que gostaria que fosse.

Hoje, pelo IMC, eu me encaixo na faixa de obesidade, mas, paranoica como só eu, estou sempre indo aos médicos e fazendo todos os exames e minha saúde está em perfeito estado. Procure sempre se cuidar, procure ajuda caso se sinta mal e cuide da sua saúde.Nunca se esqueça que seu maior bem é você, cuide dele com amor!

 

E ai roliças? Querem mais dicas sobre algum assunto? Manda pra gente, vou fazer o maior esforço pra trazer o que vocês pedirem!

Pra saber mais sobre IMC, visite as minhas fontes: Calculo IMC, Brasil Escola e Prever Vida.

Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *